resenha do livro A MENON
NOME
RESENHA DO LIVRO “DIÁLOGOS; A MÊNON” DE PLATÃO
CURITIBA
2014
RESENHA DO LIVRO “DIÁLOGOS; A MÊNON” DE PLATÃO
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, orientado pelo Prof. Dr. Gelson João Tesser à disciplina de Filosofia da Educação I.
CURITIBA
2014
Credências do autor Nasceu em Atenas, entre 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo do das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.
A juventude de Platão transcorre em meio a agitações políticas e a desordens devido à Guerra do Peloponeso. Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma. Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas