platina
Os conquistadores espanhois que deram o nome platina ao elemento , pois acharam muito parecido com a ‘’prata’’ . Porem ,a platina já era usada 700 a.c. em ligas metálicas.
Na natureza as platina é encontrada em forma de pepitas , porem é muito escassa na crosta terreste. Maior parte da produção mundial vem das jazidas de minério da áfrica do sul (cerca de 80% ) e na Rússia . No Canadá, a maior parte da Platina está misturada a minérios ricos em sulfetos de Cobre-Níquel associados a rochas vulcânicas. O brasil não produz essa minério. Ela também ocorre na natureza misturada com minérios de níquel e cobre, e é encontrada na forma combinada no mineral sperrilita (PtAs2).
A platina possui alto ponto de fusão (1769ºC) e grande resistência a corroao . devido a sua resistência e considerado um metal nobre , assim como ouro , o ródio e o irídio , ela não é atacada pelo ácido clorídrico (HCl) e nem pelo ácido nítrico (HNO3). Como é considerado um metal pesado, ele conduz a muitos problemas de saúde sob o contato de seus sais, apesar de não ser um elemento químico tóxico.
Os estados de oxidação mais comuns são o Pt+2 e Pt+4, e suas características elétricas o classificam como um bom condutor de eletricidade e intermediário condutor de calor.
Durante muito tempo a platina foi utilizada somente para falsificação de metais nobres. Mas atualmente e muito utilizada para confecções de implantes dentários, na produção da catalisadores , pois ela acelera algumas reações especialmente de conversores catalíticos de escapamentos dos veículos, que têm a função de transformar gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em