Platelminto e Nematódea
- medusas: livres natantes com aspecto de guarda-chuva aberto, com boca voltada para baixo.
- pólipos: animais sésseis, com aspecto cilíndrico e boca na região superior.
Pólipo e medusa apresentam boca, mas são desprovidos de ânus e, assim, a eliminação de resíduos não aproveitáveis se dá pela boca. Para digestão, a cavidade gastrovascular recebe e distribui o alimento ingerido, anteriormente capturado pelos tentáculos, e este é absorvido pelas células da cavidade. Esta última distribui, além de nutrientes, gás oxigênio para todo o corpo.
O corpo destes animais possui epiderme, que o reveste externamente, e a gastroderme que cobre a cavidade gastrovascular. Entre estas duas camadas há uma terceira: a mesogleia, que confere o aspecto gelatinoso das medusas, uma vez que nestas essa substância é mais abundante.
Para defesa e captura de presas, são utilizados os tentáculos. Estes possuem, em grande quantidade, células denominadas cnidócitos, que ativam o nematocisto, estrutura constituída de um longo filamento, geralmente penetrante, que elimina um líquido urticante que paralisa a vítima.
Cnidários possuem neurônios difusos pelo corpo; a respiração e excreção se dão por difusão e células especiais para contração e distensão auxiliam a locomoção do indivíduo medusoide, sendo que alguns pólipos, como as hidras, podem se locomover.
Os representantes deste filo compreendem três classes:
- Hydrozoa: é representado pelas hidras, medusas menores e formas coloniais, como a caravela, e é a única classe que abriga representantes de água doce. Podem ser pólipos, medusas ou ambos, em casos de alternância de geração. A reprodução pode ser sexuada, com sexos separados e fecundação externa. Nestes casos, o embrião