cnidarios,platelmintos,nematelmintos poriferos
Poríferos
Os animais classificados no filo Poríferos são as esponjas, aquáticos, fixos, sem tecidos definidos nem sistema nervoso. O corpo é revestido por uma camada de células, chamadas de pinacócitos, interrompida por porócitos, células com poros que permitem a entrada de água com alimento e oxigênio. No interior há uma cavidade e na parte superior uma abertura maior, pela qual sai a água.
As esponjas não possuem boca nem cavidade digestora; elas são animais filtradores: células especiais com flagelos, os conócitos, promovem a circulação de água no interior da esponja e capturam, por fagocitose, seres unicelulares, que são digeridos. Uma parte do alimento digerido é transferida para os amebócitos, células que também realizam digestão e distribuem o alimento para as outras células. Portanto, a digestão é exclusivamente intracelular.
A sustentação da esponja é dada por uma rede macia e flexível de filamentos proteicos. Além dessa rede, algumas esponjas possuem um esqueleto formado por espículas de calcário ou de sílica, os espongioblastos e os escleroblastos.
Nesses animais não há sistemas responsáveis pela respiração, pela circulação e pela excreção. O oxigênio, o gás carbônico e as excretas entram nas células e saem delas por difusão e são levados pela corrente de água. Como nenhuma célula está longe da água, a difusão é suficiente para o transporte de substâncias e o alimento chega com a corrente da água.
A reprodução pode ser assexuada ou sexuada, com formação de larvas móveis, importantes para a dispersão de um animal fixo, que, de outra forma, não poderia colonizar novos ambientes.
Cnidários
No filo Cnidário estão os corais, as águas-vivas, as anêmonas, as caravelas e as hidras, animais aquáticos, quase todos marinhos, e diblásticos. Como adaptação à vida sedentária ou com pouca movimentação apresenta simetria radial. Há duas formas de animais:
Polipoide ou pólipo - cilíndrica fixa ou com pouca