Helminto e Protozo rios
Definição de protozoário: compreende todos os organismos eucariontes possuidores de uma única célula.
Tipos de Protozoários: Protozoários de Vida Livre – compreende a maioria deles, com cerca de 25.000 espécies. Protozoários de Vida Parasitária – existem aproximadamente 10.000 espécies parasitando os seres vivos.
Os protozoários podem apresentar as mais variadas formas, de acordo com a sua fase de evolução, de sua atividade metabólica e do ambiente em que se encontram adaptados.
Eles podem apresentar forma: arredondada, oval e alongada. Uns possuem cílios, outros pseudópodes, e alguns deles podem apresentar flagelos.
Dependendo do ambiente em que se encontram ou de sua atividade metabólica, podem ser: trofozoíto, cisto e gameta. Podem ser aeróbicos ou anaeróbicos.
Definição de helmintos: – o termo helminto é utilizado para todos os grupos de vermes que vivem como parasitos. No que se refere ao homem, existem três grupos de vermes importantes a serem considerados: os cestoides (Cestoda), os trematódeos (Trematódea ou Digenea) e os nematódeos (Nematódea). Os dois primeiros pertencem ao mesmo filo, Platyhelminthes ou platelmintos e o terceiro está incluído em um filo separado, Nemathelminthes. Os helmintos geralmente são organismos grandes com uma organização complexa. Embora os estádios larvais invasores possam medir de 100 a 200 µm, os vermes adultos podem ter um tamanho que varia de poucos milímetros, até alguns metros. Da mesma forma que os protozoários, os helmintos são mais comuns em climas quentes, mas os vermes intestinais ocorrem com muita frequência nos climas temperados. Helminto: do grego hélmins = verme = intho = dentro. Refere–se a um entozoário ou verme intestinal. Importância – muitos helmintos são parasitos, daí a importância de seu estudo especialmente para aqueles que se preocupam com os problemas de Saúde Pública, e desenvolvimento do país e pelos milhões de indivíduos parasitados no Brasil