Democracia na Grécia antiga
Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
Democracia na Grécia antiga:
Quando falamos em origem da democracia imediatamente lembramos da Grécia clássica, ressaltando-se Atenas como o berço da democracia. Não havia representantes, tampouco eleições. Em suma, existia uma assembléia e todos os cidadãos podiam participar, muito embora cidadãos, em Atenas, representavam, apenas, aproximadamente dez por centos dos habitantes, onde escravos e mulheres não participavam da vida política.
A formação da democracia ateniense baseou-se em diversos fundamentos, estruturas e organizações que se consolidaram ao longo de períodos anteriores da história da Grécia. Um bom exemplo disso é formação das poleis, conhecidas como cidades-Estado, que se consolidaram já no final do período Arcaico. Essa organização autônoma da pólis pode ser considerada fundamental para a organização política e social dos atenienses que culminou na gênese daquilo que chamamos de democracia.
Mas, ao estudarmos a democracia grega, tão importante quanto compreender o porquê de ter começado neste ou naquele momento é pensarmos que a concepção de democracia deles é diferente da nossa, contemporânea
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
As