Manejo psitacideos
É a ação de conjugar as atividades manuais com a tecnologia avançada, com o objetivo de definir ou traçar decisões a serem tomadas em um sistema de produção agropecuário.
Ao trabalhar com manejo temos que pensar qual o objetivo final, se é a comercialização, exposição ou até mesmo o uso para atividades educacionais, pois cada forma terá uma maneira de manejar os animais. http://www.dicionarioinformal.com.br/manejo/ Manejo nutricional:
Um manejo adequado da alimentação é o fator que determina o sucesso e possibilita a sanidade e a reprodução das aves.
Devem receber alimento pelo menos duas vezes ao dia, podendo ser rações comerciais (que reduzem o trabalho), rações caseiras (milho, cenoura, beterraba, etc.), frutas e verduras.
A alimentação mais indicada atualmente é composta por 80% de ração extrusada e 20% de frutas e verduras dando preferencia à alimentação por frutas e verduras durante a manhã que o tempo está mais fresco e ração no período da tarde por serem mais resistentes ao sol e poderiam passar a noite sem perder qualidade nutricional.
Os problemas nutricionais podem comprometer a saúde das aves, trazendo problemas no crescimento, muda de penas e podem inviabilizar a reprodução. http://www.cpt.com.br/cursos-animais-silvestres/artigos/manejo-de-papagaios-araras-e-maritacas Manejo para pareamento dos casais:
A formação de casais não é uma tarefa fácil. A observação de comportamento vai evidenciar casais compatíveis.
Casais compatíveis evidenciam interesse mutuo: ficam próximos, tocam os bicos e oferecem comida um ao outro enquanto os casais não compatíveis brigam ou apresentam indiferença.
Para aumento de fertilidade e produtividade, os machos devem ser tirados do convívio com as fêmeas por alguns meses a cada 2-3 anos e depois pareadas novamente com a mesma fêmea ou não.
Manejo de acasalamento:
As aves só se reproduzirão se o manejo atender suas necessidades como um território seguro e a troca de alimento. Barulhos estranhos ou até mesmo