Invertebrados
Anderson Montagnini e Souza
Prof. Wagner Cardoso
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências biológicas (BID0110) – Trabalho de Graduação
18/03/12
RESUMO
Existem muitos invertebrados no planeta terra, sejam eles aquáticos ou terrestres, e muitos deles são de grande importância para outros animais e para os seres humanos. Alguns métodos podem ser usados para tornar o trabalho mais esclarecedor, como por exemplo a observação destes animais em microscópio.
Palavras-chave: invertebrados. importância. grupos.
1 INTRODUÇÃO Os invertebrados representam 90% da fauna do planeta. Devido a sua diversidade e quantidade eles são divididos em grupos, segundo suas características. Neste estudo veremos um pouco de sua diversidade e a importância destes animais que muitos acham insignificantes.
2.1 Diversidades dos invertebrados Os invertebrados são animais que não apresentam crânio nem coluna vertebral. São divididos nos seguintes grupos: Porífera, Cnidária, Platyheminthes, Nematódea, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata.
2.1.1 Poríferos Os poríferos, também chamados de esponjas, são os animais mais simples que habitam o planeta. Eles são sesseis e a maioria é marinha. Para se nutrirem esses animais filtram a agua para retirar o alimento.
2.1.2 Cnidários São as aguas vivas, anêmonas e corais. Todos são aquáticos e para se alimentarem capturam o alimento com o auxilio de tentáculos que possuem ao redor da boca. Tem o sistema digestório incompleto formado apenas pela boca e mais alguns órgãos tendo digestão extracelular.
2.1.3 Platelmintos São vermes de corpo achatado, como a planária e a tênia. Eles vivem na agua e no solo úmido, mais muitos são parasitas e vivem em outros seres vivos, inclusive o homem, causando doenças. Os platelmintos de vida livre se alimentam de outros animais, vivos ou mortos. Já os parasitas, tiram o alimento de se hospedeiro.
2.1.4