platao
Com fins de lançar bases ou fundamentos para uma construção sólida, ideal e humana e isto, só seria possível se fosse realizada na figura do cidadão filósofo, ou seja, só seria possível um fim para a corrupção e inquietação civil, quando os homens conseguissem compreender de fato o objetivo da vida e da sociedade, isto por meio da filosofia. Na parte central do diálogo ele faz ligação entre visão do bem governo-filosófico, pois para um bom governante deviria ser um possuidor de um espírito de sabedoria, filosofia e liderança, qualidades seriam ideais para existir no mesmo homem.
Platão sustentado no conceito de justiça idealizou um Estado que seria uma luz fundamental, de grande significado para a vida humana. O objetivo do Estado ideal e justo é a felicidade geral, ou seja, coletiva. Platão reprovava o modo de vida promíscuos socialmente gananciosos dos ricos cidadãos de Atenas, pois toda esta cobiça resultaria a invasão de um grupo em territórios alheios, conseqüentemente com isso gerando guerras. Para implantar seu sistema de governo, imaginava que se devia começar do zero, ou seja, desde a educação retirando as crianças dos seus pais durante um certo período.
Um Estado ideal justo harmônico seria fazer aquilo que nos compete de acordo com a nossa função pondo tudo em seu perfeito lugar, além disso,