Plataforma virtual de aprendizagem
Caio César Gomes Garcia[1]; Patricia Morais[2]; Josilene Ribeiro[3]
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA; Departamento de Comunicação e Turismo – DecomTur – MONITORIA
RESUMO
Este trabalho descreve as etapas de como foi implantado uma ferramenta de apoio virtual na disciplina de Laboratório de Comunicação Dirigida I, do curso de Relações Públicas da UFPB. Foi utilizado um método de ensino atual apoiado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com a plataforma moodle. O intuito consistiu em incluir uma ferramenta virtual facilitadora dentro da tríade professor, monitor e aluno, que estimula-se o senso crítico e gera-se melhorias no aprendizado de todas as partes envolvidas no processo comunicacional, otimizando assim o aproveitamento do conteúdo programático.
Palavras-chave: Ambiente Virtual; Moodle; Relações Públicas.
1 Introdução
Atualmente a tecnologia e a informatização[4] vem contribuindo cada vez mais para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação vem aumentando de forma rápida na vida da sociedade. Em nenhum outro momento as pessoas tem acesso tão fácil a tanta informação como se tem atualmente, o ciberespaço tem possibilitado uma gigantesca troca de informação. Para o filosofo Francês Pierre Lévy, o ciberespaço:
[...] É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LÉVY, 1999. p. 17).
As tecnologias de informação estão se tornando essenciais não só para facilitar o dia-a-dia das pessoas, más também estão sendo de suma importância para o processo de aprendizagem nas