Plantas que atuam no sistema respiratório
1. ALCACHOFRA Cynara scolymus L.
Planta européia das regiões do Mediterrâneo, sendo cultivada no sul da Europa, na Ásia menor e ainda na América do Sul, principalmente no Brasil.
Nome Popular: Alcachofra-hortense, cachofra
Indicações: Psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, diabetes, icterícia, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, colesterol, hemorróidas, prostatite, uretrite, bronquite asmática, debilidade cardíaca, hepatite, colecistite.
Parte usada da planta: Folhas, brácteas (cabeça), raízes
Modo de uso: Para bronquites usa-se caldo cozido da cabeça da alcachofra misturado ao suco de limão e um pouco de azeite de oliva, 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
Substâncias ativas: Cinarina(amargo cristalizável), Ácido cafeico, Pigmentos, Flavonóides(luteol), Glicosídeos, Cinarosídeos, Cinaropectina, Taninos, Mucilagens, Pró vitamina A, Vitamina C, Enzimas
Toxicologia: Contra-indicado para alérgicos à alcachofra, quando há obstrução do canal biliar.
2. ALFAVACA Ocimun basilicum
Compreende mais de 30 espécies de ervas e subarbustos, que se distribuem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia, África, América Central e do Sul. O óleo essencial de manjericão é altamente valorizado pelo seu teor de linalol, óleo responsável pela fixação do perfume Chanel Nº 5 e que tradicionalmente é extraído do pau-rosa (Aniba rosaeodora), uma espécie amazônica ameaçada de extinção. A produção de linalol a partir de óleo essencial de manjericão constitui, portanto, uma alternativa ecologicamente sustentável ao linalol do pau-rosa.
Nome Popular: Manjericão
Indicações: Gripe; doenças do pulmão; tosse, espectorante; rouquidão; calmante, afecções gástricas e intestinais, debilidade dos nervos, febres. Ótimo contra amigdalite, estomatite, aftas. Pode ser usado como cataplasma para feridas.
Parte usada da planta: Folhas, inflorescências e sementes são utilizadas na produção de fitoterápicos.
Modo de uso: infusão.
Substâncias