sistema respiratorio
Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente possibilitando a respiração celular. Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é formado por dois pulmões, mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nosartrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traquéias. Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e os celenterados, assim como nas plantas, não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente. O sistema respiratório é constituído pelas vias respiratórias que são formadas por: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos. A traquéia divide-se em dois grandes grupos ramos: os brônquios, que penetram um em cada pulmão,ramificando-se em tubos cada vez mais finos chamados bronquíolos. A extremidade de cada bronquíolo termina em estruturas conhecidas como alvéolos pulmonares.
Sistema respiratório
Na respiração ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo.
O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda. Elas são separadas completamente por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos cóanos. As cavidades nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal. Essa mucosa contém um conjunto de pêlos junto as narinas e fabrica uma secreção viscosa chamada muco.
Os pêlos e o muco atuam como filtros capazes de reter microorganismos e partículas sólidas diversas que penetram no nariz com o ar. Por isso,