Planos e enquadramentos do cinema
Enquadramento
O enquadramento e o plano são ambos conceitos muito importantes no cinema.
Quando falamos em enquadramento, referimo-nos á maneira como e onde posicionamos a câmara durante a filmagem, já quando se fala em determinar o enquadramento, significa pensar no ponto de vista mais interessante para a acção ser filmada ou pensar em que zona vai ser filmada.
Este conceito pode ser bastante relevante na gravação de uma cena, a maneira como a cena é filmada ou como a câmara está posicionada, pode acabar por reforçar certas intenções ou até mesmo sentimentos da cena que está a ser filmada. Por exemplo: quando a câmara está virada para cima, a filmar uma personagem, pode ser usada para mostrar a superioridade dessa mesma (1), enquanto a câmara virada para baixo, pode acabar por mostrar o contrário (2).
(1) (2)
O enquadramento está relacionado com a noção de “quadro”, de limite. É definido pela janela da câmara podendo ter diversas proporções, que são determinantes na filmagem de uma cena.
Planos e tipo de planos
O plano tem 3 significados diferentes:
• Na rodagem (é a película impressa desde o inicio da filmagem, até ao fim);
• Na montagem (o fragmento de película entre dois cortes);
• Na projecção (é o segmento do filme entre duas ligações com os planos que estão antes de depois).
O plano cinematográfico refere-se á proporção das personagens (ou objectos) que são enquadradas.
O tipo de plano escolhido, pode ter enorme influência sobre quem vê a cena em questão. Antes da filmagem, existe uma preparação para determinar os planos que devem ser usados durante a cena, falamos então em “Planificação”, que pode ser materializado num storyboard.
1. Plano Geral (mostra todos os elementos da cena);
2. Plano Americano (mostra a personagem, da cabeça, até aos joelhos);
3. Primeiro Plano (mostra apenas a cabeça da personagem).
No cinema, existem certas características bastante