PLANOS ESTRAT GICOS E PLANOS OPERACIONAIS
1 INTRODUÇÃO
Planejar é tomar uma decisão antecipada sobre o caminho que uma organização deve seguir para alcançar objetivos pré-estabelecidos para o futuro. Segundo Chiavenato (2005, p. 192) “planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcança-los adequadamente.”
2 PLANO ESTRATÉGICO
O Plano Estratégico é amplo e atinge toda a organização. Define as estratégias que serão realizadas em longo prazo. É essencial que este planejamento seja constantemente atualizado, já que com o passar do tempo pode se tornar desnecessário a empresa. Deve analisar o ambiente externo, todas as ações devem ser planejadas levando em consideração o ambiente em que a empresa se encontra.
É definido pela cúpula da organização, ou seja, pelos gestores que ocupam os principais cargos organizacionais, corresponde ao maior plano da empresa, no qual todos os demais estão subordinados.
Outro aspecto que merece destaque é que o planejamento deve considerar todos os envolvidos no processo. A implementação dos planos propostos vai depender diretamente das pessoas envolvidas em sua execução, em todos os níveis. O planejamento deve prever, na medida do possível, os efeitos dessa inter-relação. Esse é um dos pontos fracos do planejamento no curto prazo, porém esse ponto fraco será superado com o passar do tempo, já que, o planejamento estratégico trabalha a longo prazo.
Exemplos: - Qual nossos pontos fortes em relação à concorrência? Qual nosso diferencial? - Onde somos superados? - Que oportunidades podemos alcançar nos próximos 06 anos?
2.1 PLANO OPERACIONAL
O Plano Operacional é a implementação das ações previamente desenvolvidas e estabelecidas pelo plano estratégico. Envolve cada atividade de forma isolada, preocupando-se com alcance de metas