Planos econômicos
CARACTERÍSTICAS DO PLANO
CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS
CRUZADO (1986)
José Sarney
Cruzado
O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986 Tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada. Principais medidas econômicas do Plano Cruzado: Criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada Cruzado tinha o valor de 1.000 Cruzeiros. .Congelamento dos preços de produtos e salários por um ano.
Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços; Após alguns meses, começaram a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos à venda. O resultado foi o desabastecimento no país. No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.
COLLOR (1990-1991)
Fernando Collor de Mello
Cruzeiro
Substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro; - Congelamento de 80% dos bens privados por 18 meses; Taxas elevadas em todas as transações financeiras; Indexação das taxas; Fim da maior parte dos incentivos fiscais; Preços reajustados por entidades públicas; Câmbio flutuante; Abertura da economia para o comércio exterior; Congelamento temporário dos salários e preços; Extinção de agências do governo para a redução de gastos públicos; Estímulo à privatização e início da remoção da regulamentação da economia.
No fim de 1990, a inflação já tinha voltado a crescer e fechou o ano com 1.198%. Para tentar reverter a situação, foi lançado o Plano Collor I, que teve uma série de medidas no mercado financeiro que representaram uma política de elevadas taxas de juros. Com um novo congelamento de preços e salários, a