Planos Econômicos
1- Comparativo entre planos econômicos criados entre os governos Sarney e Itamar
Franco.Razões para o sucesso do plano real
a) Plano Cruzado:
Em 28/02/1986, o plano Cruzado foi concebido com o propósito de conter uma alta inflacionária e reduzi-la a zero em pouco tempo. Suas características principais:
-Congelamento de preços de bens e serviços
-Reforma monetária, a moeda cruzeiro passou a se chamar cruzado.
-Congelamento salarial pela média do último semestre
-Congelamento cambial
Inicialmente o plano obteve resultado favorável, mas uma das razões de seu fracasso foi justamente a solução, ou seja, o congelamento impossibilitou muitos produtores a reajustarem os preços perdendo dessa forma rentabilidade nos negócios e consequentemente houve uma queda na qualidade dos produtos.Como os preços não poderiam ser ajustados conforme a época do ano, ocorreu um desabastecimento de bens além do ágio sobre preços de produtos como veículos,carne, leite.Outra medida que contribuiu para o fracasso do plano foi o abono de 16% para o salário mínimo e 8% para funcionários públicos, o que estimulou o consumo e aumentou a demanda.
b) Plano Cruzadinho e Cruzado 2
Com o fracasso do plano Cruzado, o plano Cruzadinho caracterizou-se pelo aumento dos combustíveis, viagens. Foi criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento com o objetivo de aumentar os ingressos fiscais, desse modo, medidas foram tomadas tais como taxas de 25% para passagens aéreas, veto à criação de empresas de consórcio, criação de nova caderneta de poupança com taxas fixadas pela própria instituição financeira.
Em novembro de 1986 foi anunciado o plano Cruzado 2 com o intuito de controlar a demanda e o déficit público através do aumento de tarifas e impostos como preços dos automóveis, combustíveis e tarifas públicas de telefonia e eletricidade.Os demais preços foram congelados.
c) Plano Bresser
Elaborado pelo ministro da fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira em