Planos economicos
CURSO DE DIREITO
A INFLAÇÃO BRASILEIRA E OS PLANOS ECONÔMICOS DAS TRÊS ÚLTIMAS DÉCADAS
Bruna Schereen
Gustavo Lenhard Diehl
Letícia Machado Ferreira
Odeima Burgos Veríssimo da Silveira
Yasser Radaelli Gienesini
Lajeado, julho de 2014.
A INFLAÇÃO BRASILEIRA E OS PLANOS ECONÔMICOS DAS TRÊS ÚLTIMAS DÉCADAS
O presente artigo tem por objetivo tratar sobre os planos econômicos brasileiros ao longo das três últimas décadas, bem como sobre a inflação brasileira neste período.
Nas três últimas décadas nosso país enfrentou cinco planos econômicos, que perduraram desde o ano de 1986, com o surgimento do Plano Cruzado até o ano de 1994, com a implantação do Plano Real, que deixaram resquícios e lembranças, nem sempre positivas na memória dos brasileiros até hoje.
No ano de 1986 foi instituído no Brasil o Plano Cruzado, o qual tinha por objetivo principal derrubar a alta inflação no país. Em seguida ao fracasso deste plano, surgiu o Plano Bresser, em 1987, plano de estabilização que combinava medidas heterodoxas já adotadas no Plano Cruzado com medidas ortodoxas.
Já no ano de 1989 surge o Plano Verão, que foi a última tentativa de congelamento de preços do governo Sarney. Tratou-se de mera reedição das Medidas dos Planos Cruzado e Bresser.
Foi no ano de 1990 que surgiu o tão conhecido Plano Collor, que trouxe nova moeda e confisco monetário para derrubar e controlar a inflação. E, por fim, no ano de 1994, surge o Plano Real, que derruba e controla a inflação e que a economia brasileira colhe frutos até a atualidade. Tudo começa após o fim da Ditadura Militar no Brasil, em 1984, onde a população foi para as ruas reivindicando as “DIRETAS JÁ”, contudo, o Colégio Eleitoral escolheu para representante da população, Tancredo Neves, o que de alguma forma já era um grande alívio para a população brasileira, uma vez que ele era pessoa civil e não Militar.
Um dia antes de tomar posse, Tancredo veio a