Planos de negocio
Com base nos estudos sobre definições, conceitos, habilidades e funções do administrador, resolva o estudo de caso abaixo:
Armando: Sente-se, Jorge, enquanto que eu leio este relatório que você me trouxe.
Jorge: (praticamente desmontando na cadeira) Esta é a primeira oportunidade que tenho para sentar nestes últimos dias...
Armando: (após examinar os principais aspectos do relatório) Está bom este relatório, Jorge; é exatamente o que precisamos. Mas, por que ele não estava pronto para o tesoureiro na sexta-feira, como tínhamos combinado?
Jorge: Francisco, um subordinado meu, ficou doente na segunda-feira passada e não veio a semana toda. O marido da nossa secretária, a Ana, pediu que ela se mudasse com ele para morarem juntos em Ribeirão Preto, e então ela deixou a empresa.
Quando olhei a primeira versão do relatório, já era tarde e essa versão estava horrível e ininteligível. Luís poderia ter trabalhado nela comigo, mas há meses que ele estava para tirar férias e iria para a Califórnia na quarta-feira passada, e já tinha feito todos os planos e eu não poderia pedir-lhe que adiasse a sua viagem.
Somados, perdi três bons funcionários na última semana!
Então, por mais que tenhamos tentados - e Deus sabe como nos esgotamos nesse relatório - foi simplesmente impossível terminar na sexta-feira. Consegui fazê-lo totalmente trabalhando no sábado e no domingo. Trabalhei feito um "burro de carga" neste projeto e só tenho em troca perguntas de por que não terminei mais cedo. Aqui, quase não se liga para a quantidade de coisas que são pedidas no que deveria ser um simples relatório. Se o tesoureiro quer alguma coisa, que às vezes é pouco importante para ele, ele pede como se fosse um grande projeto! Então nós nos dedicamos de corpo e alma a esse relatório e depois ninguém liga para o que fizemos. Você pode perguntar ao nosso vigia, o Paulo, e ele lhe confirmará que fiquei no sábado até as seis horas de