Plano
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo, como por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
O petróleo, não há dúvida, gera profundos impactos em caso de vazamentos, mas independente de um acidente (que pode ser evitado), o uso do petróleo tem gerado um forte impacto global no agravamento do Efeito Estufa. Por isso, a utilização do petróleo é intensamente criticada, afinal os vazamentos são mais raros e amplamente contornáveis através de uma política séria de controle de desastres e prevenções.
O crescente consumo causou um aumento da poluição, principalmente nos ambientes aquáticos devido aos derramamentos de petróleo, que podem ocorrer a partir de acidentes com navios de transporte e durante a perfuração e exploração de poços.
Dependendo da extensão do derramamento e da distância da costa ao local do acidente, não apenas a fauna marinha pode ser afetada, mas a fauna e flora litorânea, isso sem citar as implicações negativas sobre o turismo, etc.(Farias, 2008, p.48)