Plano
Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Verificar a importância da cadeia alimentar, identificando os produtores, consumidores e decompositores.
2) Observar as diferentes relações ecológicas existentes nas diversas cadeias alimentares.
Comentário introdutório:
A manutenção da vida e do equilíbrio ecológico entre as populações depende da cadeia alimentar. Ela se compõedos produtores (Reino Plantae), dos consumidores (Reino Animmalia) e dos decompositores (Reinos Monera e Funghi). No reino Animmalia há os animais herbívoros (consumidores primários) e carnívoros (consumidores secundários e terciários).
Por meio do estudo da cadeia alimentar podem-se avaliar os tipos de relações ecológicas, como por exemplo: predatismo, herbivorismo, comensalismo, competição intra e inter-específica, parasitismo, etc.
É importante ressaltar que o conceito de cadeia alimentar é meramente didático, uma vez que na natureza ocorre a grande teia alimentar.
Estratégias
1) O professor deverá explicar o que é cadeia alimentar e sua importância para a manutenção da vida, destacando os produtores, consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores.
2) Os alunos formarão duplas e discutirão um exemplo de cadeia alimentar.
3) O educador deverá orientar as duplas a fim de assegurar que os animais da cadeia alimentar que elas escolheram estejam condizentes com o habitat em que vivem.
4) Posteriormente, os alunos representarão o habitat e suas características (fatores abióticos) através de pintura e/ou colagem na folha de papel A3 ou tela.
5) Em seguida elaborarão com a massa de modelar o produtor, os consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores.
6) Ao término da atividade, o professor poderá classificar as telas, juntamente com os alunos, baseando-se em um ou mais critérios, como por exemplo; quais pertencem a ecossistemas aquáticos, quais são terrestres, quais da Mata