Plano Real
PLANO REAL
O Trabalho Acadêmico tem por objetivo descrever de forma clara que é o Plano Real, buscando a equipe explicar o assunto relacionado a Disciplina de Economia II do Curso de Graduação da Unibave.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico descreve o Plano Real desde o seu nascimento, principais medidas adotadas para sua implantação até os erros e acertos trazidos por esse Plano Econômico, criado em meados de 1993 e implantada em Julho de 1994, buscando controlar a inflação que há anos estava descontrolada no Brasil. Trazendo consigo mudanças nos hábitos de todas as camadas sociais brasileiras. O Plano Real chegou com muitas perspectivas promissoras de melhoria no desenvolvimento econômico e social do país, sendo que em julho do corrente ano completará 19 anos de existência, e confirmando que dentre os planos já testados no país é o mais estável economicamente.
Plano Real
O Plano Real foi um plano econômico desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco. Elaborado pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, posteriormente eleito presidente em 1994. Seu objetivo primário era controlar a hiperinflação, um problema brasileiro crônico. O plano de estabilização da economia contou com a participação dos seguintes economistas: Gustavo Franco, Pérsio Arida, Pedro Malan, Edmar Bacha, André Lara Rezende, entre outros. É considerado o mais bem-sucedido de todos os planos lançados nos últimos anos para combater casos de inflação crônica. Combinaram-se condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o governo brasileiro lançasse, ainda no final de 1993, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na