Ações
Título representativo de uma fração do capital social de uma companhia ou empresa. Existem vários tipos de ações, cada um dos quais definindo formas diversas de participação na propriedade e nos lucros da empresa.
Ações Preferenciais (PN)
São aquelas cujos possuidores têm direito de receber uma porcentagem fixa dos lucros, antes de distribuídos os dividendos da empresa. Quando a ação preferencial é emitida com a cláusula de direitos cumulativos, isso dá a seus possuidores o direito de participar não só dos dividendos do ano em curso, mas também dos anos anteriores, na porcentagem estabelecida, desde que esses dividendos não tenham sido distribuídos por qualquer razão. Caso a empresa entre em liquidação, as ações preferenciais gozam da mesma prioridade. São as mais negociadas. Embora os portadores dessas ações não tenham direito a voto, se a empresa deixa de pagar os dividendos mínimos por três anos, eles passam a ter, mas ainda assim, em menor extensão que o portador de ações ordinárias. Algumas empresas diferenciam as séries de papéis lançados no mercado por letras, como por exemplo, PNA, PNB, PNC.
Ações Ordinárias (ON)
São aquelas que conferem a seu possuidor o direito a voto na Assembléia Geral, podendo, dessa forma, eleger a diretoria da empresa. No entanto, seus possuidores somente têm direto à distribuição dos dividendos depois de paga a porcentagem prioritária a que têm direito os portadores de ações preferenciais. São as menos negociadas.
Ações Escriturais
Ação nominativa de uma empresa, mantida em conta depósito em nome de seu titular, na instituição depositária que for designada pelo Estatuto da companhia sem emissão de certificados, ou seja, funcionam como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não sendo representadas por cautela ou certificado e não há movimentação física de documentos. Por exemplo, no Brasil, as ações negociadas na Bovespa e no mercado de balcão organizado são