plano real
Curso de Administração
Isabela Doriguetto Leonardo Ferreira
Miriã Ferreira
Plano Real
Ubá
Minas Gerais - Brasil
Junho de 2013 Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC
Curso de Administração
Isabela Doriguetto Leonardo Ferreira
Miriã Ferreira
Plano Real
Trabalho Plano Real, apresentado a FUPAC – Faculdade Presidente Antonio Carlos, como requisito para conclusão do terceiro período do título de Bacharel em Administração.
Ubá
Minas Gerais - Brasil
Junho de 2013
RESUMO
O plano real foi um plano econômico criado com o intuito de estabilizar a economia brasileira que estava vivendo com período de inflações e de altas taxas de juros. Foi criado um índice indexador (URV), que passou a corrigir preços vigentes, salários. Desta maneira este índice auxilou na reestruturação da economia naquele período.
O Plano Real e seus Impactos na Economia Brasileira
A moeda é um dos símbolos mais importantes da soberania e identidade de um país, e a inflação elevada e contínua deteriora a mesma. Conceber e administrar um plano de estabilização em um país que trocou várias vezes de moeda e conviveu com diversos planos econômicos não foi uma tarefa simples. Foram produzidos doze planos de estabilização monetária entre 1979 e 1991, de Figueiredo a Collor. A moeda foi chamada de Cruzeiro (1967-1986), Cruzado (1986-1989), Cruzado Novo (1989-1990), novamente Cruzeiro (1990-1993), Cruzeiro Real (1993-1994) e houve um sistema bi-monetário no primeiro semestre de 1994 que abrigou a URV (Unidade Real de Valor) e o Cruzeiro Real.
O Plano Real surgiu após diversas tentativas mal sucedidas de planos heterodoxos nos governos anteriores com a preocupação de não cometer os mesmos erros. Por isso, o Plano seria implantado gradualmente e não haveria congelamentos e sim uma “substituição natural” da