Plano real
Introdução 4
O que é Inflação? 5
A Política Monetária do Real 7
A Vulnerabilidade Externa 8
Bibliografia 11
Introdução
Durante a segunda metade do século 20, o Brasil foi o país com a maior inflação em todo o mundo. Essa difícil trajetória só foi interrompida em 1994, com a implantação do Plano Real, que tornou estável a economia brasileira.
O Plano Real conseguiu mudar o rumo da historia, desarmou o sistema de indexação, restabeleceu a confiança em que o governo não faria loucuras na economia e virou uma pagina complicada da história.
O que é a Inflação?
É o aumento dos preços dos bens e serviços comercializados numa economia. A inflação não se refere a um ou outro preço tomado individualmente, ela se refere sempre à medida de um conjunto de preços.
O Plano Real
O Plano Real foi um plano de estabilização econômica implantado em três etapas e iniciado em 14 de junho de 1993 quando Fernando Henrique Cardoso era Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco. A primeira medida veio com o Programa de Ação Imediata – PAI, que estabeleceu um conjunto de medidas voltadas para a redução e maior eficiência dos gastos da União no exercício de 1993. Numa segunda etapa, já no ano de 1994, editou-se a Medida Provisória nº 434, de 28 de fevereiro, que criou o URV – Unidade Real de Valor – prevendo sua posterior transformação no Real. Finalmente, em 30 de junho de 1994, foi editada pelo presidente Itamar Franco nova medida provisória, essa de nº 542, a qual disciplinou o Plano Real, o Sistema Monetário Nacional, as regras e condições de emissão da moeda Real e os critérios para conversão das obrigações para o Real. Essa ultima medida foi enviada para o presidente pelo então Ministro da Fazenda Rubens Ricupero, logo após o mesmo assumir o cargo no lugar de Fernando