Plano Operacional
4.1. Layout
4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços
Definimos, inicialmente, que nossa tapiocaria terá capacidade para alocar e atender 40 pessoas e funcionará de segunda-feira a domingo, no horário de 17h00 as 00h00. Como uma de nossas estratégias é deixar o cliente montar sua tapioca, escolhendo os ingredientes de seu gosto, teremos um volume de ingredientes suficientes para atender à demanda de 200 tapiocas por dia. Não haverá produtos prontos para a venda, visto que tudo será produzido imediatamente e de acordo com a demanda dos clientes, exceto em dias de rodízio, onde alguns produtos ficarão pré-prontos para maior rapidez no atendimento.
4.3. Processos Operacionais
Os pedidos serão feitos diretamente na mesa. O garçom dará uma comanda para cada cliente, onde este irá assinalar os ingredientes de sua preferência, caso escolher a opção de montar sua tapioca e, também poderá assinalar a opção de venda casada ou rodízio. Em seguida, o garçom passará as informações no balcão, que serão passadas para os cozinheiros, e estes preparam a tapioca, de acordo com o solicitado, com todas as combinações escolhidas. Quando o pedido fica pronto, o garçom o põe na bandeja juntamente com a bebida e leva até a mesa do cliente. No fim da refeição, o garçom leva a conta até o cliente, após este solicitá-la. Se o pagamento for com cartão de crédito, o garçom leva a máquina de cartão até o cliente e, se for com dinheiro, o garçom leva a quantia em dinheiro dada pelo cliente até o caixa e, quando houver troco, retorna até o cliente para a devida entrega. Depois que o cliente pagar a conta e deixar o estabelecimento, o garçom recolhe as louças sujas da mesa e limpa rapidamente a fim de permitir que outro cliente a ocupe.
A compra da matéria prima se dará por um dos sócios e deverá ser feita a cada dia para que se tenham ingredientes frescos e de boa qualidade do mercado local. Já as bebidas serão compradas em maior quantidade para