plano operacional
Neste sentido, este tipo de plano está vinculado ao plano de ação, que prioriza as iniciativas mais importantes para alcançar diversos objetivos e superar desafios. Ambos os planos são guias que oferecem um âmbito para desenvolver um projeto.
Em geral, um plano operacional tem uma duração de um ano, daí a designação plano operacional anual (POA). O POA indica por escrito as estratégias idealizadas pelos dirigentes com vista a cumprir com os objetivos e que correspondem, portanto as diretrizes a seguir pelos funcionários e subordinados no exercício das suas tarefas diárias.
Tal como acontece com todos os planos desta tipologia, um plano operacional permite acompanhar as ações para julgar a sua eficácia; caso os objetivos estejam longe do expectável, o diretor (ou dirigente) tem sempre a possibilidade de propor novas medidas.
Todos os planos (de ação, operacional, estratégico) de uma empresa devem estar coordenados e ser coerentes entre si.
O planejamento operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos.
Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que esta presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização.
Os procedimentos a tomar para a elaboração dum plano operacional são os seguintes:
Análise dos objetivos - Que objetivos pretendemos atingir