Plano Operacional
A elaboração do plano operacional tem por função obter um maior controle e qualidade nas operações relacionadas ao processo de vendas, produto e atendimento ao cliente. Dornelas (2003, p. 100) elucida que esta seção deve conter
“informações operacionais atuais e previstas de fatores como lead time do produto ou serviço, percentual de entrega a tempo, rotatividade do inventário, índice de refugo, lead time de desenvolvimento de produto ou serviço etc.”
De acordo com Chiavenato (2005, p. 192) o processo operacional de uma empresa refere-se ao fazer, realizar, produzir com materiais, com informações, com máquinas e equipamentos, com métodos e processos de trabalho. Também se relaciona com a maneira com os produtos/serviços serão produzidos e/ou comercializados e com a capacidade de oferta do seu empreendimento. Destaca ainda o autor que para as empresas comerciais e de serviços o plano operacional “resume na descrição de como será feito o atendimento ao cliente, as políticas de venda e de financiamento, os sistemas de entregas, o relacionamento com o público, a seleção de fornecedores, as políticas de coompras e de estoque etc.” (CHIAVENATO, 2005, p. 192)
No entendimento de Rosa (2007) a elaboração de plano de negócios, parte do layout ou arranjo físico da empresa, estima-se a capacidade comercial, expõe todos os passos das atividades realizadas pela empresa, quanto atendimento, venda, pós venda, recebimento de mercadoria, dentre outros. Finalizando com a avaliação da necessidade de pessoal.
Complementa Bueno et al (2009, p. 7), que esta seção do plano de negócios visa “escolher uma localização adequada da empresa, o desenho de sua estrutura física, definir sobre sua capacidade de produção, escolher os processos operacionais na produção e a necessidade de pessoal em termos de quantidade e qualificação.” Em resumo, está seção do plano de negócios descreve o processo operacional da