Plano Operacional
Este plano tem como objetivo geral a criação de uma área de gestão de conhecimento na empresa identificando os pontos críticos para o armazenamento das propostas geradas pelas equipes de trabalho de modo a aprimorar continuamente o conhecimento de instrumentos, modelos e ferramentas envolvidos na elaboração de propostas.
A adoção de ferramentas de Gestão do Conhecimento permite que seja realizado um diagnóstico da empresa e mensurar como está a sua capacidade de operação e os resultados alcançados. Atualmente a adoção de novas estratégias por empresas está ligada diretamente ao seu crescimento ou o alcance de um objetivo, sendo ele, a geração de lucros maiores, a criação de novos produtos para driblar ou alcançar a concorrência, dentre outros. Resumidamente, só uma boa estratégia e que esteja em acordo com a realidade da corporação ou do mercado que fará com que os resultados positivos sejam obtidos.
A mesma visão de importância equivale à implantação da Gestão do Conhecimento, que se trata da forma de capturar, disseminar e aplicar os conhecimentos mais relevantes para o negócio e gerar resultados imediatos ou promover a inovação. Passível de ser considerada como a preservação do capital intelectual ou do ativo intangível de cada organização.
A aplicação da Gestão do Conhecimento torna-se vital até pela velocidade de mudanças ocorrentes no mercado de trabalho.
Para resultados positivos com a Gestão do Conhecimento é preciso combinar uma estratégia consistente com alguns fatores críticos de sucesso, como uma boa governança do conhecimento. A definição de indicadores claros para o curto e longo prazo, assim como a definição de processos, papéis e responsabilidades, são fundamentais para que a gestão do conhecimento seja incorporada como uma capacidade organizacional. Esses elementos podem ser a diferença entre um projeto que morre por falta de continuidade e uma iniciativa realmente alinhada à estratégia, que conte com o engajamento das