Plano Diretor em cidades de pequeno porte
PEDRO, Vinícius Matheus *1
RESUMO
Abrangendo quesitos linguísticos de fácil entendimento geral, o Artigo traz à tona a questão do tamanho da importância do Plano Diretor em cidades de pequeno porte, desenvolvido diante relatos históricos, jornalísticos, de artigos publicados via web, jornais, revistas, livros e até mesmo tirando como base artigos científicos já executados.
Levando em consideração não apenas fatores burocráticos, o artigo leva em conta aspectos mais humano, como por exemplo: social, econômico, ambiental, evolutivo, entre outros.
Expondo conhecimentos teóricos desde básicos até mais aprofundados o artigo expõe opiniões de grandes nomes peritos no assunto, demonstrando ao máximo possível perante seu autor coesão e coerência nos fatos abordados.
O quesito imposto pelo artigo é deliberado segundo leis definidas tanto no Plano Diretor como no Estatuto da Cidade e mais afinco estudando o Plano de Bairro utilizado em algumas áreas da cidade de São Paulo.
Palavras chave
Plano Diretor; Estatuto das Cidades; Desenvolvimento Urbano; Cidades de pequeno porte;
Plano Estratégico municipal; Prefeitura; Cidadão;
INTRODUÇÃO
O estudo a seguir visa descrever a importância e o porquê deve ser aplicado o PLANO
DIRETOR em cidades de pequeno porte. Em busca de melhorias e uma melhor cidade em questões sociais e étnicas. Tentando aumentar a satisfação dos cidadãos e lhes proporcionar uma condição de vida melhor, sendo esta uma cidade pequena, mas sempre possibilitando o crescimento demográfico e geográfico da área. Assim possibilitando um melhor uso do solo e das áreas densas de população, normalizado no Estatuto da Cidade.
1
*PEDRO, Vinícius Matheus, graduando no 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo na
UNAR (Universidade de Araras Dr. Edmundo Ulson), viniciusmpedro@gmail.com
No Brasil o processo de urbanização foi semelhante aos dos demais países periféricos do sistema capitalista em que a