Plano deaula
Até algum tempo atrás, a família e a escola eram encarregadas da educação, com o surgimento e desenvolvimento dos veículos de comunicação de massa, televisão, rádio, cinema e imprensa, essa situação se alterou.
Os meios de comunicação de massa porque funcionam como uma forma de lazer que não exige grande esforço de concentração.
Com isso, as instituições sociais básicas, família, Igreja e escola estão perdendo a influência sobre os mais jovens, já que os conhecimentos transmitidos não coincidem, com os interesses dos jovens.
Os meios de comunicação invadem os lares, levando aos membros da família grande quantidade de informações sobre os mais variados assuntos, de forma que, quando a criança ingressa na escola, já leva consigo um grande número de informações.
IMPRENSA
Dos meios de comunicação de massa, a imprensa (jornais, revistas) é o mais antigo.
Funciona como um poderoso agente de informação da opinião pública.
O papel da imprensa como veículo de informação e de formação de opinião pública é tão importante que um dos indicadores da democracia de um país é a existência da liberdade de imprensa.
CINEMA
Através dele as populações dos países mais atrasados tomam conhecimento do estilo de vida das populações dos países mais adiantados e procuram imitá-lo. Do ponto de vista pedagógico, o cinema tem a vantagem de associar a imagem animada ao som, o que facilita o processo de aprendizagem, pelo interesse que desperta.
RÁDIO E TELEVISÃO
Como meio de divulgação de cultura, o rádio é um grande valor, pois tem a vantagem de fazer a sua mensagem chegar com maior rapidez.
A televisão começou a se impor como um novo meio de comunicação a partir da Segunda Guerra Mundial. Ela é resultado da combinação do rádio com o cinema.
No campo da educação, é muito importante o papel da televisão. Através dela são transmitidos cursos sistematizados em vários países (A Educação a Distância)
Apesar da televisão ter seu