Plano de Riscos
1.0 Objetivo do Plano de gerenciamento dos riscos
O objetivo do presente plano de gerenciamento dos riscos do projeto é descrever como os processos de riscos serão estruturados e executados iniciando pela identificação dos riscos, a análise quantitativa e o plano de respostas aos riscos. Sendo que, a análise qualitativa não será realizada no presente trabalho, bem como, o controle dos riscos não será apresentado.
Esse plano visa, também, aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos, reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto em questão e orientar a equipe do projeto sobre como os processos de riscos serão executados.
2.0 Descrição dos processos de gerenciamento de riscos
2.1 Identificação dos riscos
A identificação dos riscos que poderão afetar o projeto será realizada através da técnica de Brainstorning, onde o Gerente do Projeto liderará as reuniões e a equipe do projeto identificará as fontes de risco em um escopo amplo, que serão analisadas, avaliadas e classificadas, tendo como referência a EAR (Estrutura Analítica de Riscos). Além da técnica de Brainstorning, para identificação dos riscos do projeto, serão realizadas entrevistas com experimentados gerentes de projetos e especialistas no assunto em questão. Bem como, serão utilizadas informações históricas e conhecimentos que foram acumulados de projetos anteriores semelhantes.
2.2 Quantificação dos riscos
A análise quantitativa do projeto em questão será realizada através da atribuição de percentual de probabilidade de ocorrência e impacto de cada risco identificado, de forma a obtermos um valor esperado ao risco. Esse valor indicará a exposição ao risco e poderemos calcular o Valor Médio Esperado do projeto, após a análise dos riscos.
Para a determinação do percentual de probabilidade de ocorrência de cada risco identificado (ameaça ou oportunidade), os integrantes da equipe de projeto se reunirão com o Gerente