Plano de reestruturação
MBA EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
TRABALHO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO
Marlos Bernardi
Rafael Maciel Heck
Rafael Fortes Teixeira
William Ricardo Squarisi
Após um mês analisando todo o sistema produtivo da fábrica, detectamos vários fatores que estão comprometendo a produtividade da fábrica e que, se corrigidos, poderão certamente impulsionar a produção além de agregar maior valor aos seus produtos.
Utilizando-se os princípios da Produção Enxuta (Lean Manufacturing) detalharemos abaixo alguns dos problemas que encontramos e formas de saná-los, para assim melhorarmos a “vida da fábrica”.
Fatores negativos encontrados:
1) Estoque em grande escala.
2) Departamentos de produção mal distribuídos e subutilizados.
3) Sistemas de produção mal geridos, deixando a sensação de desorganização.
4) Falta de sincronia entre as etapas, produção em excesso em determinados setores, não há uma programação a ser seguida pelos departamentos.
5) Controle de qualidade no produto acabado, e não nas etapas da produção.
6) Desorganização em alguns departamentos, falta de controle, falta de procedimentos normativos, falta de asseio e higiene.
7) Pouca importância dada aos colaboradores, não há valorização dos aspectos intelectuais dos funcionários, falta de um canal de diálogo entre a gerência e os trabalhadores.
Detectamos basicamente todos os tipos clássicos de desperdício apontados pelo sistema de Produção Enxuta, como: espera, estoque, movimentação, transporte, correções, processamento, produção em excesso e intelectual.
Baseado nos fatos supracitados, fazemos as seguintes recomendações de melhoria para esta fábrica:
1) Diminuir a quantidade de estoque, tanto dos insumos comprados quanto dos produtos produzidos internamente, tentando desta forma reduzir os gastos desnecessários em determinados momentos, para isso, é preciso fazer um estudo logístico da produção, é necessário quantificar quanto