PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE) E O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS - REUNI
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE)
A prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma educação básica de qualidade, pois isto significa investir na educação profissional e na educação superior, pois envolve pais, alunos, professores e gestores em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.
Na educação profissional, a principal iniciativa do plano é a criação dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, destinados a funcionar como centros de excelência na formação de profissionais para as mais diversas áreas da economia e de professores para a escola pública.
O PDE inclui metas de qualidade para a educação básica, as quais contribuem para que as escolas e secretarias de Educação se organizem no atendimento aos alunos. Também cria uma base sobre a qual as famílias podem se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade. O plano prevê ainda acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino.
PDE – PRINCIPAIS MEDIDAS EM ESTUDO
1 - Criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, variando de 0 a 10. Com base nesse indicador, o governo selecionaria municípios que deverão receber recursos adicionais da União e assistência técnica adicional.
2 - Envio ao Congresso de projeto de lei que estabelece um piso salarial nacional para os professores do ensino básico.
3 - Implementação do programa Pró-Infância, que vai destinar recursos federais para a construção de creches e pré-escolas.
4 - Investimento em formação continuada de professores. Todos os professores passariam a ter um vínculo com uma universidade, principal responsável pelos cursos.
5 - Criação de uma bolsa para estimular os jovens com até 17 anos, de famílias com baixa renda e que estão fora da escola a voltar a estudar.
6 - Modificação