Reuni
Entre outros objetivos de diminuir as desigualdades sociais, as diferentes ações do programa beneficiam o aumento de vagas nos cursos de ensino superior, inovações pedagógicas, combate à evasão e ampliação da oferta de cursos noturnos.
Desde o inicio do Programa pretende-se dobrar o número de alunos nos cursos e permitir o ingresso de 680 mil vagas a mais. Para alcançar o objetivo, todas as universidades federais aderiram ao programa e apresentaram ao ministério seus planos de reestruturação, de acordo com a orientação do Reuni.
‘’Pretende-se dobrar o número de alunos nos cursos e permitir o ingresso de 680 mil vagas a mais.’’
A Rede Federal de Educação Superior iniciou sua expansão em 2003 com a interiorização dos campi das universidades federais. Desde o início da expansão foram criadas 14 novas universidades e mais de 100 novos campi que possibilitaram a ampliação de vagas e a criação de novos cursos de graduação.
Na UFSM, o retorno é político no sentido de confirmar a reivindicação para a expansão do ensino de graduação público no país. Não colocando em risco a qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão que aqui é realizada. A estudante de mestrado Márcia Machado, de 43 anos, acredita que esse desenvolvimento da universidade gera novos caminhos e traz abertura para todos. No do curso de Comunicação Social o REUNI permitiu a chegada da Produção Editorial, nova habilitação que possibilitou o aumento de vagas e trouxe novos