CÁLCULO DE BALANÇO DE ENERGIA EM AMBIENTES CLIMATIZADOS NATURALMENTE
Com a realização deste trabalho iremos descobrir a diferença de temperatura interna e externa, e posteriormente a temperatura externa obedece a um componente variável conhecido que são as temperaturas máximas e mínimas, as quais variam de acordo com os horários do dia.
Para isto precisaremos saber quais são os nossos ganhos solares, obtidos através de paredes opacas insoladas, como paredes e telhado, por superfícies translúcidas, e também pelos ganhos internos que temos como a quantidade de pessoas que utilizará este ambiente e os equipamentos ali instalados. Além de o ambiente receber ganhos solares ele também perde para outras parcelas do ambiente, como para as paredes opacas e translúcidas que não estão recebendo incidência direta do sol, para o piso e também possui perda por ventilação, através de uma área de janela que não está disponível para ventilação.
Para assim podermos fazer um balanço energético onde os ganhos terão que ser iguais as perdas.
A partir deste poderemos calcular a temperatura interna para assim descobrir, se este ambiente possui uma localização adequada, onde as pessoas tenham garantia de conforto térmico.
CONCLUSÃO
Com a realização das análises e dos cálculos realizados e possível perceber que a temperatura interna ocorre a partir das trocas de calor dos componentes do ambiente como o telhado, piso as paredes e também as trocas de ventilação a partir das aberturas.
No cálculo realizado onde as condições analisadas como o (horário, orientação solar etc.) assim analisando o ambiente para um dia típico de verão, no município de Concórdia - SC, com uma parede externa localizada a sentido leste as 10 h.O resultado encontrado não foi o melhor esperado, pois a temperatura interna ficou alta demais para poder proporcionar um conforto térmico aos usuários por meio da climatização natural, a temperatura interna encontrada é de 30,2 ºC, considerando que exista um conforto térmico, a temperatura