Plano de negócio como ferramenta de venda
Anderson Ribeiro Costa
Prof. Orientador: Joel Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG 0184) – Prática do Módulo II
31/10/2012
RESUMO
O Plano de Negócio tem a capacidade de abrir portas para iniciar um empreendimento e ampliar um já existente.
A venda de produtos e ou serviços é o combustível que move uma empresa, e ela também vende sua imagem no mercado, o ser humano é uma vitrine ambulante e ele que representa a empresa junto ao cliente, por isso quanto mais preparado, determinado e motivado o vendedor estiver, maiores serão as chances de vendas serem fechadas.
Inovar é um diferencial para o sucesso, e inovação vem de pessoas que são o maior patrimônio de uma empresa.
A empresa precisa saber a quem vender, o que vender, quanto vender, a que preço vender, quando vender, quem vende e quem entrega.
Palavras-chave: Plano de Negócio, pessoas, inovação, mercado, empresas, planejamento, produtos, vendas, concorrência, sucesso.
1 INTRODUÇÃO
Conforme Gouvêa (2012, p. 75) “uma das principais utilidades do Plano de Negócios é auxiliar a vender o projeto. A partir do Plano de Negócios que o empreendedor tem a oportunidade de apresentar seu projeto para pessoas que possam vir auxiliá-lo com recursos, financeiros ou não”. Para obter sucesso nas vendas é preciso planejamento constante. Planejar envolve decidir antecipadamente o que, como, quando e onde fazer para se chegar a um objetivo (ou algum deles) (Lacombe e Heilborn, 2003 apud MARTINS, 2006, p. 48). Venda relaciona-se ao ato de vender, e todas as pessoas são vendedoras mesmo que essa não seja sua profissão, pois o ser humano constantemente vende a sua imagem, a criança vende uma imagem de inocência, sinceridade, curiosidade; o adolescente vende a imagem de inconstante, inseguro, imaturo; o jovem vende a imagem de rebelde, corajoso, forte; o adulto vende muitas imagens, alguns