Plano de negócios básico
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
O plano de negócios é um documento escrito para comprovar a viabilidade de um negócio por meio de fatores monetários e fatores pessoais. Ele funciona como um resumo escrito e bem elaborado para que o empreendedor atinja suas metas e objetivos.
Esse plano é um planejamento que vai encaminhar o futuro empreendedor para o objetivo que foi descrito no documento. Mesmo com todo o planejamento pronto e bem elaborado, ele precisa ser constantemente revisado, pois muitos fatores podem torná-lo desatualizado.
O plano de negócios é uma ferramenta de gestão utilizada para planejar e desenvolver uma empresa em estado inicial. Segundo Chiavenato (2008), todo empreendedor deve desenvolver o plano de negócios para não ficar no improviso. Planejar significa buscar informações e dados para prever o sucesso futuro. O plano de negócios vai ajudar o empreendedor a tomar as decisões corretamente.
Porque escrever um plano de negócios?
O plano de negócios deve ser escrito pelo empreendedor para esclarecer, concentrar e verificar o desempenho do negócio. Ele proporciona um caminho a ser seguido pelo empreendedor para atingir os objetivos estratégicos. O plano de negócios estabelece as diretrizes para a sua empresa e, por meio dele, o empreendedor gerencia melhor a empresa, tomando as decisões corretas.
Pelo plano de negócios, também é possível tomar as medidas corretivas e trazer o negócio para o roteiro escrito.
O plano de negócios pode ser usado para a apresentação a terceiros, que podem ser os parceiros do negócio, investidores e bancos. Se o empreendedor precisar de apoio externo, o melhor documento de vendas é o plano de negócios.
Segundo Dornelas (2008), o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras é muito grande e pode atingir 70% nos primeiros anos de vida. O autor cita ainda que, nos Estados Unidos, esse número não é muito diferente no Brasil, e pode chegar a 50% em algumas áreas.
Temos, a