Marketing
RESUMO
A elaboração do plano estratégico de marketing, seja para novos negócio, ou atividades que já estão em andamento em seus processos de realização, para potencializarem suas perspectivas de sucesso, o presente estudo propõe uma consolidação de conceitos extraídos dos campos da Administração Estratégicas e do Marketing, que podem contribuir para o aperfeiçoamento do plano básico.
A preocupação de se dar uma grande importância para a elaboração de um plano de marketing independente do porte da empresa, é porque ele vem a identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados segundo (COBRA, 1992). De acordo com Las Casas (2001, p. 18), “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa”. Para Westwood (1991 p. 19): Um plano de marketing é um documento que formula um plano para comercializar produtos e/ou serviços. O plano de marketing disciplina o planejador a colocar suas ideias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguidos por outros. O plano de marketing é à base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o que, como e quando será produzido um bem, serviço ou ideia para a posterior venda a indivíduos ou grupos (COBRA, 1991).
O marketing vem sendo definido por muitos estudiosos da área de diversas maneiras, porém a que mais se apropria do seu verdadeiro sentido segundo KOTLER, vem a ser um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Antes mesmo da implantação do Marketing é necessário à criação de um plano estratégico de Marketing, pois nele se concentra o gerenciamento, e sabedores de conhecimentos, não podemos pensar