Plano de marketing
Consumindo com consciência
Insustentabilidade
Desde muito tempo o homem vem agredindo o planeta, degradando-o gradativamente. Quando veio a revolução industrial e com sigo trouxe o capitalismo, a situação só agravou , desencadeando o aumentando do consumo em massa e insustentável.
Hoje o homem sofre as consequências desta exploração. O Planeta está no seu limite e não aguenta mais ser violado pelo homem.
Fonte: administradores.com.br
A “melhor” maneira de se praticar o Marketing
Verdadeira Orientação para o Mercado: identifica desejos e necessidades Maior sensibilidade ambiental: observar o mercado, as suas modificações, e estudá-lo ao pormenor Flexibilidade e Adaptabilidade Organizacional: estruturas flexíveis: adaptáveis ao ambiente e condicionalismos atuais Maior Profissionalismo de Marketing: mais recursos humanos com conhecimentos e experiência em marketing
Eco Marketing
As empresas estão usando atualmente muito o marketing para a conscientização ou educação ambiental, trabalhando muito nos fatores intangíveis do mercado como a influência dos fatores culturais.
Ex.: HSBC: Investe na preservação ambiental e em sustentabilidade para um desenvolvimento sócio econômico e cultural da sociedade. E expõe menos na mídia - HSBC Climate Partnership. Natura: Investe intensamente no marketing ambiental, visando nas gerações futuras, no gerenciamento do impacto ambiental e no ciclo de vida de seus “ produtos e serviços e na minimização de entradas e saídas de materiais (matéria prima.)
Eco Marketing
Segundo Polonsky (1994, apud, Gonzaga, 2005, p. 356), o marketing verde consiste em uma prática de um conjunto de atividades de produção e serviços que causem menos impacto no meio ambiente, baseando-se em consumidores que querem um ambiente mais limpo e que estão dispostos a pagar por isso. É uma maneira diferenciada de fazer marketing, idealizando uma forma de reduzir os impactos ambientais e que afetem em menor