plano de marketing
Antipatia- O tempo para vender é cada vez mais curto. Tão importante quanto estar com a aparência bem cuidada é criar a identificação com o cliente logo de cara, para que isso aconteça são necessários pequenos gestos de gentileza e agradabilidade.
Clichê- Clientes estão fartos de vendedores com discursos prontos. É necessário que o profissional de vendas domine o assunto sobre os produtos em discussão para que entenda a real necessidade e o desejo do cliente para que só depois possa efetuar uma venda de sucesso.
Falta de conhecimento- Em relação ao produto ou serviço é como se fosse um “tiro no próprio pé”. Nos tempos de hoje com o e-commerce em alta as informações são muito bem disseminadas para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre produtos e serviços. Não há espaço para vendedores superficiais.
Invadir o Espaço do Cliente- Nada mais inconveniente do que um vendedor invadir o espaço do comprado em questão. Vendedores que se acham mais espertos do que os clientes não é difícil de se deparar por aí. Saber perguntar, argumentar e, principalmente saber ouvir o cliente são pontos chave no processo da venda; afinal o profissional de vendas está ali para ajudar quem o procura a suprir necessidades.
Ser Preconceituoso e Esnobe- A pior atitude de um profissional de vendas é julgar as pessoas por classe social, aparência, gênero ou raça; princípio que fere as índoles de todo ser humano. O atendimento deve ser feito de maneira agradável e sutil no atendimento a todos os consumidores.
Desonestidade- Profissionais que visam obter lucro e tirar proveito de clientes menos informados. O vendedor está no mercado para solucionar problemas e suprir necessidades e desejos, a confusão e a distorção da função fazem com que o cliente se sinta confuso em relação ao produto / serviço e passado para trás.
Falta de Educação- É o “profissional” de vendas que não te atende, mas quando atende, não demonstra o mínimo de