Plano de Marketing
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
GRUPO DE TRABALHO:
DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA
Fluminense Football Club é uma agremiação poli desportiva e cultural sediada na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi fundado em 21 de julho de 1902. Desde os seus primórdios, o "Tricolor" teve, entre seus sócios e frequentadores, representantes das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Há várias décadas, o clube se mantém entre as 12 maiores torcidas de um país com tamanho continental.
Destaca-se, entre as glórias tricolores, a conquista da Taça Olímpica, honraria atribuída pelo Comitê Olímpico Internacional ao Fluminense em 1949, por ser o clube um modelo de organização desportiva para todo o mundo. Somente o Fluminense, como clube poli desportivo, possui esse título, o que o torna único no cenário esportivo mundial.
Desde 2007, o Fluminense produziu resultados, dentro de campo, que colocam o clube entre os mais bem sucedidos do país, porém, com a sombra de uma arrecadação que segue distante de clubes como Corinthians, Flamengo e São Paulo. Com 9 mil sócios e pelo menos 3 milhões de torcedores, o desafio tricolor é transformar o sucesso do campo em cifras.
Bancado pela Unimed, o Tricolor detém uma das folhas salariais de jogadores mais altas do país. Investimento pesado para um clube que, sem a empresa, apresenta prejuízos e baixas rendas de bilheteria e marketing. É um erro absurdo falar do número de receita do Fluminense sem falar do que a patrocinadora investe em pagamento de salários. Nos planos em que o Fluminense atua de forma independente da Unimed, os dados são baixos. De acordo com estudo da Pluri Consultoria, o Fluminense deteve a 11ª maior receita do país em 2011, equivalente a menos de 30% do valor obtido pelo Corinthians, o líder.
Com bilheteria, por exemplo, o Tricolor ganhou apenas R$ 3,4 milhões, soma que não pagaria o salário de Deco, um de seus principais jogadores, por seis meses. Com marketing, em dados declarados, foram