Plano de literatura
1. Objetivos:
• Conhecer a biografia de José Lins do Rego;
• Reconhecer a contribuição de José Lins do Rego à cultura brasileira;
• Analisar a obra, Menino de Engenho, destacando as características românticas.
2. Conteúdos:
• Biografia do autor Jose Lins do Rego;
• Obra: O menino de Engenho;
• Características românticas.
3. Tempo estimado: Duas aulas
4. Material necessário:
Materiais permanentes, computador, internet, cópias do resumo de o Menino de Engenho, trazidas pelos alunos e livro didático.
5. Introdução:
José Lins do Rego foi um dos principais escritores do chamado neo-realismo brasileiro. A obra escolhida, Menino de Engenho, é a estréia romântica de José Lins do Rego e já o leva a um lugar consagrado na Literatura Brasileira. Trata-se da historia de um garoto órfão, Carlos, que aos oito anos de idade vai morar com o avô, que é proprietário de terras- o Coronel José Paulino. Na realidade o autor se figura em sua infância, intencionado em escrever a biografia do avô, José Paulino, que considerava um representante da realidade patriarcal do nordeste. Como o autor fala especificamente de uma região é uma obra regionalista. A historia se passa na limítrofe entre Pernambuco e Paraíba, em cenário nordestino. O que nos leva a uma identificação regional com a obra, que deverá ser apontada pelos educando na hora oportuna. É de grande importância que o aluno se atente à forma critica de como o autor relata a realidade social em meio a um cenário de tristeza e de decadência.
6. Desenvolvimento:
Primeira aula:
Iniciação da aula através de conversa direcionada aos seguintes questionamentos: Quem já ouviu falar em José Lins do Rego? Vocês já leram alguma das sua obras? Qual ou quais?
Consequentemente espera-se que alguns se lembrem do autor e de alguma de suas obras. Esse momento é muito precioso para que o aluno reviva suas historias de leituras e seus conhecimentos precedentes.
Posteriormente o professor escreverá no quadro a