Leis de ôhm
DISCIPLINA: Física Eletricidade Experimental
PROFESSOR: Protásio
1ª Lei de Ohm – a resistência elétrica – utilizando o painel Dias Blanco
Salvador, 20 de maio de 2011
1. OBJETIVO
Os experimentos que serão apresentados neste relatório têm por objetivo estabelecer a relação entre a intensidade da corrente elétrica que passa por um resistor e a tensão (ddp) aplicada aos extremos do mesmo, e através doa dados obtidos poder afirmar também se o resistor é ôhmico ou não ôhmico.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Aplicando uma diferença de potencial U entre dois pontos de um fio condutor, a uma temperatura constante, pode-se observar que, quase sempre, essa tensão U será proporcional a corrente i.
[pic] (1)
Ohm definiu que a constante de proporcionalidade entre U e i seria a “resistência elétrica” do condutor, simbolizado por R.
[pic] (2)
Portanto, U = R.i (3) A unidade de medida da resistência é o ohm e é simbolizada pela letra grega Ω (ômega maiúsculo). [1] Quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm, a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada. Portanto, um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
Ohm concluiu: “Mantendo-se a temperatura de um resistor constante, a diferença de potencial aplicada nos seus extremos é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica”. Os resistores que obedecem à equação (2) são denominados por resistores ôhmicos. Para estes resistores a corrente elétrica (i) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem