plano de intervencao
A prática pedagógica contemporânea resulta do processo histórico ao qual a educação perpassa.
A evolução da prática pedagógica se deu a partir da dedicação de estudiosos que fomentaram a prática intrínseca ao contexto social ao qual o individuo está inserido, articulando o PPP da escola com as demandas provenientes do local.
Desta forma é relevante que o educador busque desenvolver mecanismos que proporcione o desenvolvimento d educando enquanto cidadão deste espaço, rompendo com a normatização a qual está acometida.
A relevância de ressignificar as ações no decorrer da educação infantil, fomentando uma construção do conhecimento voltado para a formação de cidadãos com um olhar critico, ético e participativo.
As demandas sociais, culturais, econômicas e políticas, são fatores que interferem diretamente na vida dos indivíduos, resultando em práticas não sustentáveis, indo em direção contrária as desenvolvidas pelas Educação Ambiental.
O crescimento populacional desenfreado traz conseqüências irreversíveis, tais como, baixa qualidade de vida, violência, elevação dos índices de pobreza, dentre outros.
A educação como agente transformador no contexto ao qual o individuo está inserido.
A educação ambiental fomenta uma prática voltada para o cuidado consigo e com o outro a nivel local buscando sua expansão em dimensões regional e nacional, nas quais os indivíduos se percebam como integrantes de um mesmo espçao e que devem viver de forma harmoniosa e solidária. Assim a Educação Ambiental busca romper com as práticas conservadoras, o que segundo Sandes (2013,p. 04),
A educação ambiental deve acontecer de forma critica e democrática, considerando as questões políticas sociais envolvidas e, por sua vez, fundamentada na pedagogia histórico- critica e pedagogia libertária que consideram a educação como