Biologia
O papel dos burgueses na formação dos Estados Nacionais: apoiaram materialmente e politicamente os monarcas interessados em ampliar as atividades comerciais. A nobreza: uma parcela apoiou a centralização do poder como forma de garantir sua sobrevivência, passou a viver de prestação serviços ao Estado e a depender dos favores dos Reis.
4. A situação dos senhores feudais: a sua maioria era contra a centralização do poder do monarca, querendo manter a velha ordem feudal.
5. A Igreja Católica: receava o poder político dos reis e o enfraquecimento do papa. A concentração de poder nas mãos do rei ameaçava a supremacia política e econômica da Igreja em cada região.
Sistema de Dominação do Reis Absolutistas
Mecanismos administrativos: criaram impostos e moedas de circulação nacional, construção de uma burocracia de funcionários administrativos com a função de sustentar as decisões do soberano em todo o reino, formação de exércitos permanentes e profissionais subordinados à autoridade da Coroa.
O Estado Absolutista é entendido como um processo que caracterizou a mudança do Feudalismo para o Capitalismo.
O surgimento do Absolutismo está relacionado com a expansão comercial européia dos séculos XV e XVI, dando origem aos impérios coloniais. As riquezas extraídas das colônias eram utilizadas para a manutenção e equipamento dos exércitos e das armadas reais, usadas para engrandecer a figura dos reis e fortalecer sua autoridade. A Reforma Protestante e seu papel no fortalecimento do poder dos reis: divisão do cristianismo enfraqueceu a autoridade do papa e a Igreja colocou-se sob a autoridade dos reis nos países católicos.
Os Teóricos do Absolutismo e suas ideias: era