Plano de Gerenciamento de Risco
Em gerência de projetos, gerência de riscos é um método que objetiva organizar os funcionários e propriedades da empresa de modo que sejam minimizadas ao máximo as chances de riscos de prejuízo de qualquer tipo. É uma das etapas mais importantes. Para gerenciar os riscos de uma maneira sistemática é preciso ter um plano.
O Plano de Gerência de Riscos descreve como a identificação, a análise qualitativa e quantitativa, o planejamento de respostas, a monitoração e o controle do risco será estruturado e realizado ao longo do ciclo de vida do projeto. Todas essas etapas são melhor descritas aqui.
O Plano de Gerência de Riscos deve conter:
1. Metodologia - Define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que serão utilizados para executar o plano de gerenciamento de riscos em um projeto.
2. Funções e Responsabilidades - Define o líder, suporte e os membros da equipe de Gerência de Riscos para cada tipo de ação descrita no plano
3. Sincronismo - Frequência de execução do processo durante o ciclo de vida do projeto
4. Orçamento - Estabelece o orçamento para a gerencia de riscos do projeto
Gerenciamento de riscos do projeto
Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
A noção de risco é diversa, e muda consoante o enquadramento que deu origem à metodologia de gestão de risco em causa. Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo exacto resultado é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”. Porém outro tipo de definições, igualmente abrangentes, podemos encontrar em