196096770248

2525 palavras 11 páginas
Benzeno
BENZENO - É UM HIDROCARBONETO AROMÁTICO QUE SE APRESENTA COMO UM LÍQUIDO INCOLOR, LIPOSSOLÚVEL, VOLÁTIL, INFLAMÁVEL, DE ODOR CARACTERÍSTICO, PERCEPTÍVEL A CONCENTRAÇÕES DA ORDEM DE 12 PPM, CUJA FÓRMULA MOLECULAR É C6H6 (FUNDACENTRO 1993). REGISTRO CAS N.71-43-2, REGISTRO ONU N.1114.

BENZENISMO - CONJUNTO DE SINAIS, SINTOMAS E COMPLICAÇÕES, DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO AGUDA OU CRÔNICA AO HIDROCARBONETO AROMÁTICO, BENZENO. AS COMPLICAÇÕES PODEM SER AGUDAS , QUANDO DE EXPOSIÇÃO A ALTAS CONCENTRAÇÕES COM PRESENÇA DE SINAIS E SINTOMAS NEUROLÓGICOS, OU CRÔNICAS, COM SINAIS E SINTOMAS CLÍNICOS DIVERSOS , PODENDO OCORRER COMPLICAÇÕES A MÉDIO OU A LONGO PRAZO LOCALIZADAS PRINCIPALMENTE NO SISTEMA HEMATOPOÉTICO.
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO - PRINCIPAIS FONTES: Siderurgias; Indústrias do petróleo; Indústrias petroquímicas; Indústrias químicas que utilizam o benzeno em processo de síntese química; Laboratórios de análise química; Postos de gasolina e mecânicos de automóveis.
Atividades que usam gasolina como solvente.
EFEITOS AGUDOS: O benzeno é um irritante moderado das mucosas e sua aspiração em altas concentrações pode provocar edema pulmonar. Os vapores são, também, irritantes para as mucosas oculares e respiratórias.
A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central causando de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.
EFEITOS CRÔNICOS: PRINCIPAIS AGRAVOS À SAÚDE
ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS: Vários tipos de alterações sangüíneas, isoladas ou associadas, estão relacionadas à exposição ao benzeno. Devidas à lesão do tecido da medula óssea (local de produção de células sangüíneas), essas alterações correspondem, sobretudo a Hipoplasia, Displasia e Aplasia.
O aparecimento de macrocitose, pontilhado basófilo, hiposegmentação dos neutrófilos (pseudo Pelger),

Relacionados