Plano de ensino
Os alunos que vou aplicar meu plano são do 2º ano do Ensino Fundamental. È uma classe de escola da Prefeitura de Jundiaí onde estudam 25 alunos entre 7 e 8 anos de idade.
Os alunos são muito participativos, pois são estimulados pela professora sempre em expressar suas próprias opiniões.
No dia a dia da sala de aula, a professora consegue manter o equilíbrio, temos dois alunos com dificuldade de concentração. Um aluno é deficiente e tem dificuldade na escrita e de se concentrar o outro é muito inteligente, mas faz as atividades quando quer, mas não tem concentração, brinca sozinho o tempo todo na sala de aula.
No geral os alunos são amorosos, carentes de atenção e de amor. È uma sala que tem muito carisma, tudo fazem festa, quando a professora chega, quando alguém de fora chega também.
Um aluno começou há dois meses na escola, veio do nordeste e não sabe ler e nem escrever, mas nesses dois meses que se passaram ele esta conseguindo montar palavras e identificar as sílabas.
Tem dois alunos engraçadinhos, são inteligentes, mas gostam de aparecer o tempo todo, fazem gracinha para chamar a atenção dos colegas e atrapalhar a aula da professora.
Na sala de aula temos como recursos de ensino apostilas, lousa, materiais de apoio como o material dourado onde aplicamos a aula.
Os alunos têm facilidade de organização e trabalho em grupo, inclusive na aula aplicada foi em grupo. Mas no dia a dia as crianças trabalham individualmente, cada uma na sua carteira.
A escola disponibiliza para os alunos sala de informática, passeios culturas, biblioteca e TV com vídeos.
TEMPO DE DURAÇÃO – UMA HORA
TEMA DA AULA
Trabalhar a construção do Sistema Numérico por meio do material dourado.
JUSTIFICATIVA
A introdução do aluno no universo dos Números é essencial para a compreensão do mundo que os cerca. Os números apresentam-se em valores de mercadorias, em horas, em numeração de edificações, em quantidades, em jogos, etc. Portanto, o aluno tem contato diário