PLANO DE ENSINO Relação de escola de trabalho no Brasil
FAIXA ETÁRIA:
Alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:
Estimativa de 06 aulas para o desenvolvimento do tema: aulas expositivas e um trabalho final. Seguiremos os capítulos do livro indicado abaixo.
OBJETIVOS:
Compreender as categorias emprego e desemprego na atualidade;
Identificar o perfil daqueles que são mais atingidos pelo desemprego no Brasil
Reconhecer as causas do desemprego na atualidade.
Leitura sugerida:
“Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil” de Lúcio KOWARICK. Editora Paz e Terra, SP, 1994. O livro é composto de introdução e 5 capítulos, cada um tratando de um aspecto do processo de transição para o capitalismo no Brasil.
CONTEUDOS:
Aula 01: Consequências históricas da escravidão
A Introdução destaca as características principais do modo de produção capitalista: a) apropriação privada dos meios de produção; b) produção de mercadorias e artigos primários (geralmente produtos agrícolas) para o mercado consumidor; e c) modalidade específica de exploração dos trabalhadores, que devem ser livres, mas expropriados de modo que a serem forçados a vender sua força de trabalho em troca de um salário.
O Capítulo 1 destaca as características do sistema colonial, no qual o Brasil se incluía. Uma colônia de exploração tinha como objetivo a produção em larga escala de produtos que eram comercializados no mercado mundial, cujos excedentes (lucros) serviram para desenvolver o capitalismo nos países colonizadores (chamados de metrópoles). Saliente-se:
a) necessidade de competir no mercado consumidor internacional exigiu o uso do trabalho escravo;
b) já existia na África um comércio de escravos negros; a existência desse comércio estimulou o uso do negro africano como escravo pelos países colonizadores;
c) inicialmente, a organização do sistema produtivo brasileiro baseou-se na grande lavoura monocultora, que produzia açúcar.
Aula 02: A economia cafeeira do século