Resumo De ESC P2
Princípio Personalista:
Pessoa no centro de todos os aspectos, valorizar a pessoa. É a igualdade de todos os seres humanos e respeito mútuo, defesa pela vida, liberdade e justiça. Todos os seres humanos possuem direitos e deveres que visam o bem comum da sociedade sem ultrapassar os limites éticos.
Perguntas possíveis: a professora pode relacionar esse princípio com o aborto ou com a eutanásia. É só falar que os dois são coisas erradas porque eles fogem do princípio personalista. Este princípio valoriza a vida e ninguém tem o direito de tirar a vida de um ser humano. Colocar também sobre a dignidade humana, que cada um tem e ninguém pode desrespeitá-la.
Dignidade Humana:
- Dimensão espiritual: transcende a matéria, o ser humano é capaz de pensar e possui liberdade para isso. O ser humano possui um grau de perfeição, que quer dizer que ele possui valores espirituais como a inteligência, bondade, etc.
- Intrínseca: É a dignidade dada pela natureza, pelo simples fato de nascer, a pessoa já contem essa dignidade, de forma a não variar, ou seja, é imutável. Esse tipo de dignidade não depende da consciência.
- Extrínseca: É aquela que pode ser aumentada ou diminuída, dependendo das suas ações e hábitos (bons ou ruins) podendo tornar uma pessoa melhor ou pior.
Princípio da Subsidiariedade:
Busca a valorização da sociedade objetivando seus valores e vontades e tem como pressupostos a liberdade, a iniciativa e a responsabilidade dos indivíduos e dos grupos envolvidos no exercício dos seus direitos e deveres.
Parte de uma idéia simples: não se deve transferir a uma sociedade maior aquilo que pode ser realizado por uma sociedade menor (ler no texto sobre Subsidiariedade para ver exemplos, mas basicamente é para ajudar os grupos menores a desenvolverem a sua cultura e a iniciativa de fazer algo por eles)
Este princípio foi concebido para proteger a esfera de autonomia dos indivíduos e da coletividade contra toda intervenção pública injustificada. (isso quer